sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Acróstico, Deus da Paciência

 
 
Oh, Deus,
Sejas louvado, porque Tu és
----------------------------------
  comPassivo
A
  miseriCordioso
I
      bEnigno
N
           Clemente
I
 longAnimo
----------------------------------
Por Tua paciência, vivo,
Por Tua misericórdia, avanço,
Por Tua bondade, persisto,
Por Tua clemência, permaneço.

Que eu tenha mais paciência,
Para entender mais e perdoar mais.
Que eu viva com paciência,
Para prosseguir, firme, ao Eterno Lar.

Amém.

Jael Eneas
Promessas Bíblicas
 
Clique Esperança

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ADRA Informa como Ajudar o Haiti


[Divisão Sul-Americana, Brasília, DF. 28 de janeiro de 2010] ... O diretor da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para América do Sul, pastor Günter Wallauer, informa como enviar recursos à Frente Humanitária de Ajuda e Reconstrução do Haiti, após terremoto de sete graus na escala Richter.

1. Sites
a) ADRA Internacional: http://www.adra.org/
b) Divisão Interamericana: http://www.interamerica.org/
c) Portal da Igreja Adventista: http://www.portaladventista.org/

2. Doações em Dinheiro
a) Através do Cartão de Crédito, acessar http://www.adra.org/, onde existe um link específico.
b) Clique Direto: http://www.adra.org/site/PageNavigator/work/what/responding_to_emergencies/need_appeal_jan10_haiti_earthquake

3. Doações sem Cartão
a) Fazer uma oferta na igreja adventista em que a pessoa congrega.
b) Escrever o seu destino – Oferta para SOS Haiti/ADRA.
c) Esta forma é eficaz, porém, um pouco mais demorada para chegar ao destino final.

Mais informações, entrar em contato direto com a ADRA de sua região.

http://www.adra.org/

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O Beija-Flor e a Paciência


O beija-flor é um pássaro curioso. É frágil e forte. Além disso, é minúsculo e temido pelos predadores.
Sua arma é a técnica e a paciência.
O que o beija-flor tem a me dizer, hoje? 

Ao olhar as flores, não é raro ver um paciente beija-flor, em dança frenética e misteriosa. O fotógrafo Flávio Cruvinel Brandão fez raríssima imagem da ave, em Brasília, DF, cujo nome científico é eupetomena macroura. Seu tamanho de 17 cm, em média, impressiona, mas, sua força, ao bater 80 vezes as asas por segundo, deixa-nos três lições de paciência, como fruto do Espírito.

A primeira: demonstrar que tamanho não é documento. Na disputa por territórios e fontes de alimento, o beija-flor vence os predadores naturais com técnica e maestria, pelo método da paciência. Tem a capacidade de enfrentar desafios, a ponto de ser conhecido entre os ornitólogos (estudiosos de pássaros), como campeão dos pesos-leves entre as aves.

Ser paciente é mais do que ter paciência. Diante dos percalços da vida, ser paciente é demonstrar constância e firmeza, mesmo que as circunstâncias sejam desafiadoras e se apresentem destituída de lógica. Um exemplo de paciência diante de uma situação sem lógica foi a de Noé. Ele construiu um barco no seco e pregou sobre enchente, sem nunca ter chovido.

Para cada martelada, paciência. Para cada zombaria, paciência. Por 120 anos, Noé pregou sentindo-se pequeno e inútil. Porém, chegou o dia em que, sem explicação lógica, animais entraram na arca. E, chegou a hora, também, em que o próprio construtor e sua família tiveram que partilhar espaço com os animais.

E mais: depois de tudo, tiveram que ter mais paciência e esperar a chuva por mais uma semana, trancados no barco, porque o anjo fechou por fora. A grande lição: assim como o beija-flor vence predadores com paciência, o cristão é vencedor por fé paciente, pois, o que espera pela fé, alcança. Noé e sua família foram salvos e alcançaram graça. Ele faz parte da galeria dos homens e mulheres de fé (Hebreus, capítulo 11).

Persistência

A segunda lição do beija-flor é como persistir diante das provas. É sendo persistente que ele constrói ninhos a partir de fibras vegetais, painas, musgos e liquens, tudo feito de forma paciente. Diante de si, ele encontra um cenário nada amigável: capoeiras, cerrados, montanhas e borda de matas, seu hábitat natural.

Imagine quantas vezes um beija-flor tem que voar para fazer seu futuro ninho? O cientista Sheri Williamson, do Southeastern Arizona Bird Observatory afirma que o beija-flor teria "motivos para desistir", mas persistem. "No ar, a ave se posta face a face, rodopia, mergulha na direção da grama e voa de ré e batalha até conseguir seu alvo". Em relatório para National Geografic, Williamson diz que são "criaturinhas sedutoras, por sua persistência".

Um paralelo é possível fazer com outro personagem, igualmente persistente, que foi Josué. Escalado por Deus para conduzir o povo de Israel à Terra Prometida, ele sentiu medo. Por isso, recuou, mas foi instado a prosseguir: "Sê forte e corajoso, não temas, não fique espantado", disse Deus. Resultado: diante da inexpugnável Jericó, ele persistiu por sete dias e pelo poder divino, os muros cairam.

Uma pessoa persistente, antes de tudo, é uma pessoa paciente. Porque, a paciência como fruto do Espírito Santo, exige um discurso de persistência pela fé, cuja fluência não se apoia na espera em si, mas, no comportamento do cristão enquanto espera. Josué está na galeria da fé porque persistiu, crendo no Autor e Consumador da fé.

Resistência

Por fim, a resistência é a última lição do beija-flor. Embora dotado de aparência frágil, todavia, ele é uma das criaturas mais resistentes do reino animal. Cerca de 330 espécies destes pássaros vivem em ambientes hóstis e brutais. "Eles vivem no limite do que é possível aos vertebrados, e com maestria", diz Karl Schuchmann, ornitólogo do Instituto Zoológico Alexander Koenig, na Alemanha.

Schuchmann ouviu falar de um beija-flor que resistiu 17 anos em cativeiro. "Imagine a resistência de um organismo de 5 ou 6 gramas para viver tanto tempo!", diz ele espantado. No plano cristão, resistir é acreditar, é crer pela fé, é esperar pelas coisas que se esperam. Na verdade, resistir é o mesmo que resistir com fé operante e fé nas coisas que não se vêem.

O homem mais paciente, Moisés, demonstrou resistência. Sua vida e seu currículo discursam como prova daqueles que persistem e resistem, com paciência, e, por isso, alcançam méritos em Cristo Jesus, através do exercício da fé viva. O dicionarista Houaiss define resistência como conservar-se firme; não sucumbir, não ceder.

Por isso, na galeria da fé encontram-se aqueles que torturados, apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada, venceram, porque resistiram, com paciência. A lista ainda contempla aqueles que vestidos de peles, andaram errantes pelos desertos, montes, covas e cavernas da terra (dos quais o mundo não era digno), venceram, porque persistiram, pela fé.

A escritora Ellen White em O Maior Discurso de Cristo, pág 10, asssevera que as "provações da vida são obreiras de Deus para remover do caráter impurezas e arestas. Por isso, cortar, desbastar, aparelhar, lustrar e polir é penoso". Trata-se de um duro processo, cujo objetivo final é a beleza de caráter, no poder do Espírito Santo.

Mais paciência para resistir o pecado e mais paciência para persistir no alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Viva a Esperança.

Jael Eneas
Promessas Bíblicas
Hb 11 http://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/11

Clique Esperança
http://www.esperanca.com.br/



"Meus, irmãos, tende por motivo de toda alegria, o passar por várias provações. Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança..."



"Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes".  Tg 1: 2-4.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Esperança é capa de Veja


Esperança, não é uma simples palavra. Ela foi a principal matéria da revista Veja, 24 de janeiro. Após doze fotos, onde a dor é vista de forma brutal, surge a esperança, que reina no texto e dá vida as histórias. E, no final, intitula a última reportagem. Em 2010, a esperança vai mover oito países na América do Sul.

“Do Caos à Esperança. Sob as trevas da noite o pavor aumenta. Os raros focos de luz são dos faróis de carros, dos postes de quartéis com geradores e das fogueiras...assustadoras fogueiras alimentadas por escombros e corpos. Do Hospital-Geral de Porto Príncipe emergem urros de dor de pacientes. Com os primeiros raios de sol chega a notícia do resgate de uma criança com vida, e a esperança renasce”, relata o jornalista Diego Escosteguy, escrevendo do Haiti.

Assim amanheceu o domingo, 24 de janeiro, impactado pela esperança. O tema é capa na Veja, revista com 1,1 milhões de exemplares por semana e fez 40 anos de existência. Ante o caos, esperança. A cada resgate, esperança. (Leia).

A esperança também foi destaque em sites e blogs da mídia digital. Impossível. 11 dias soterrado. O mundo está atônito. Exantus Wismond, 24 anos, ressurge, vivo. "Algo extraordinário aconteceu”, se surpreende o embaixador da França no Haiti, Didier Le Bret. “Ele resistiu... o que é especialmente incrível", diz o embaixador, que acompanhou o salvamento. (Leia)
.
O que faz 62 equipes de resgate, todas estrangeiras, permanecerem em uma Haiti devastada a busca de sobreviventes? A esperança, seria a resposta dada por repórteres e analistas de todo mundo. E, o que faz cerca de dois milhões de adventistas na América do Sul saírem as ruas para apresentar “Um Dia de Esperança”? Sem dúvida, a esperança por um mundo melhor.

Agenda

Durante o mês de maio, a esperança vai impactar o Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador. A ação será divulgada por tevê aberta e a cabo, além do rádio, Internet, blogs e redes sociais como face, youtube e twitter. Nas principais cidades sul-americanas, outdoors serão afixados com a mensagem de que existe um dia especial, pleno de esperança: o sábado. (Ver site: http://www.sabado.org/)

O calendário prevê dia 8, data para orar e jejuar. A quinta, 13, será dedicada para a distribuição de sementes, símbolo da vida. Mais de 200 mil alunos da rede de Educação Adventista vão participar deste projeto ecológico. E, no sábado, 15, será o grande impacto: a entrega de 30 milhões da revista “Dia de Esperança”, informam os coordenadores do projeto.

No dia seguinte, domingo, 16, tem início uma semana especial para família, cujo auge será dia 22 de maio, com a distribuição do livro ‘Tempo de Esperança”. Toda esta ofensiva tem um foco: devolver esperança a milhares de pessoas que vivem sob os escombros do desânimo.

Prêmio

Na devastada capital Porto Príncipe, as equipes de socorro não dão tréguas. Por sua vez, os cães farejadores, embora cansados, também insistem na procura por vidas sob escombros. Como prêmio, mais de 133 pessoas foram salvas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu enviar o coordenador do Departamento de Esforços Humanitários da ONU, John Holmes, para uma reunião, segunda, 25, em Montreal, Canadá. O objetivo da reunião é dividir tarefas no trabalho de reconstrução entre os países doadores. A esperança move potências mundiais.

No mundo existem milhares de pessoas que morrem debaixo de entulhos. Porém, estes destroços não são feitos de ferros retorcidos, mas, sim, de lixo moral. E, assim, vivem sem perspectiva. Mas, projetos como “Impacto Esperança”, existem para devolver a fé a milhões de homens e mulheres. O prêmio, sem dúvida, ultrapassa as estatísticas. Reside no sorriso das pessoas que nascem das águas batismais para uma “vida nova em Cristo”.

Grito

Oficialmente, o trabalho de resgate deveria terminar na sexta, 22. Todavia, no sábado, 23, uma equipe de socorristas franceses e gregos insistiam na busca por vidas. De repente, o grito. Debaixo dos blocos de concreto, ruínas da loja Napolitain, havia vida.

Era Exantus Wismond, jovem de 24 anos. Ele passou 11 dias soterrado, após terremoto que sacudiu o Haiti com a força de sete graus na escala Richter. "Senti o tremor e perdi a consciência. Quando acordei, gritei 'Gerald, Gerald!'", disse, referindo-se a seu colega de trabalho.

O Projeto “Impacto Esperança - 2010”, está com as inscrições abertas. Não quer você participar? É fácil. Por detrás de um sorriso, pode haver uma necessidade espiritual. Então, o que fazer? Primeiro, tenha uma vida de comunhão. É o Espírito de Deus quem capacita e dá a sensibilidade para ouvir os gritos causados pela dor do pecado.

Depois, se disponha para a entrega de literatura, manter uma lista de oração, abrir sua casa ou apartamento para um Pequeno Grupo, oferecer um CD/DVD ou indicar o canal 141, da SKY (TV Novo Tempo). Fique atento para as oportunidades evangelísticas que surgem em sua igreja local. Conheça os materiais (Clique Aqui) A esperança nos move.

Viva a Esperança.

Jael Eneas

Promessas Bíblicas
Ap 21: 1-7 http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/21

Clique Esperança


O jovem Exantus Wismond, 24 anos, resgatado 11 dias após terremoto: esperança sob escombros.



Criança haitiana bebe água, após resgate: Esperança é Cristo, Água Viva.


Haiti, após tragédia. Assim, no mundo, milhares aguardam por esperança.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Terremoto não atingiu o Hospital Adventista do Haiti


Construído em 1978, o Hospital Adventista do Haiti com 70 leitos não foi atingido pelo terremoto. As equipes se unem ao esforço internacional de ajuda e reconstrução do país.

A Universidade de Loma Linda (ULL), parceira do Hospital Adventista local supervisa as atividades de resgaste e esforços de recuperação do Haiti. Em função dos longos anos de serviço no Haiti, a ULL informa que a reconstrução acontece com base nos longos anos de serviços e parcerias com os haitianos.

Na década de 1980, a Universidade de Loma Linda formou 40 profissionais de saúde pública e em 2004, após as catastróficas inundações no país, a ULL participou da reconstrução treinando 50 membros do Haiti Behavioral Health Traum Team. A equipe ainda atua oferecendo assessoria em casos de tragédias nacionais.

O Hospital Adventista do Haiti, construído em 1978, tem 70 leitos e está em pleno funcionamento após o terremoto, atuando como centro clínico para o Haiti. Já a Universidade Adventista do Haiti se situa ao lado do hospital e sofreu pequenos danos físicos, mas, diversas áreas do campus, no momento estão sendo usados como apoio para as equipes de ajuda humanitária.

Desde 14 de janeiro encontra-se em Porto Príncipe, o doutor Nelson Scott, da equipe de professores da Universidade Loma Linda, juntamente com um médico cirurgião ortopédico residente em Santo Domingo, capital da República Dominicana. Eles se unem a uma equipe cirúrgica para prestar ajuda no Hospital Adventista do Haiti.

Neste momento um grande número de graduados da Universidade de Loma Linda e outros voluntários têm expressado interesse em viajar para o Haiti para ajudar. A ULL abriu um fundo especial com objetivo de recolher donativos para o Hospital Adventista no Haiti que pode ser acompanhado em site especial. (Clique Aqui). [Site da ULL]

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fruto da Paz


Não HÁ luz sem paz.
Luz e Deus reconciliando o Mundo;
Luz e Deus justificando o pecador;
Luz e Esperança renovando Deus.

Não HÁ cruz sem paz.
Cruz e Deus carregando o fardo;
Cruz e Deus aliviando uma dor;
Cruz e oferecendo Perdão Deus.

Porquê

Mais Muito Paz e Diplomacia Que fazer,
É Certeza nd Direção divina.

Mais Muito Paz e do Sentimento Que,
É convicção nd Palavra Viva.

Paz Espiritual fruto é.
Paz e Fruto do Espírito.

"Deixo-lhes uma paz, uma paz Minha dou a vocês.
Não dou um Como o Mundo um DA.
Não tenham medo. Nem angustiem se ".
Jesus Cristo




"Seja a paz de Cristo, em árbrito o vosso Coração, Qual a, também,
fostes chamados em Corpo tão um. Sede agradecidos ".
Cl 3:15

Jael Eneas
Promessas Bíblicas

Clique Esperança
http://www.esperanca.com.br/




Lições de uma pereira

O que a pêra pode nos ensinar?

Melhor: o que uma pereira pode nos dizer?

As lições têm foco no julgamento.

"Não julguem, para que não sejam julgados"

A história acontece entre um pai e quatro filhos.

A contribuição é de Rôde Majarowsky Faria.



Um dia, o pai chamou seus quatro filhos.

Ele tinha algo importante para dizer-lhes.

"Não tenham pressa para julgar", ensinava.

Assim, quando todos estavam prontos, sairam.

A viagem tinha um objetivo: observar um pereira.






O primeiro filho, chegou no inverno.

O segundo na primavera.

O terceiro, no verão.

E, o quarto, o caçula, no outono.


Quando eles retornaram da longa viagem,

O pai os reuniu em família.

À mesa, sem demora,

O pai pediu que contassem o que viram.

A viagem tinha um propósito.







O primeiro filho chegou no inverno.




Com espírito quase desiludido, disse:

"A ávore era feia", acrescentando que

“- Além de feia, ela é seca e retorcida!”

"- Não vi nenhuma beleza", finalizou.






Imagem do Inverno.













O segundo filho, chegou na primavera.





Com energia, interrompe o mais velho:

"Não é verdade. Meu irmão está enganado!"

"Eu vi uma árvore cheia de botões..."

"...e, de galhos carregados de promessas".








Imagens da Primavera.













Imagem da Vida.












Flores como Promessas.













A Vida Renasce.












O terceiro filho, chegou no verão.





Feliz, ele fala das flores, das pétalas, dos botões.











Sabe, havia um cheiro tão doce e irressistível.

Por isso, eu arriscaria dizer que meus olhos...

...jamais viu árvore mais linda e graciosa.









Verão: exuberância da vida.











O quarto filho, o caçula, chegou no outono.




Cheio de entusiasmo, ele diz:

"A árvore estava carregada e arqueada".






"A árvore estava cheia frutos, vida e promessas".












O filho, então, passou a descrever o que viu.












Frutos maravilhosos: pêras e mais pêras.









O pai então explicou a seus filhos,

que todos estavam certos,

porque eles haviam visto apenas

uma estação da vida da árvore...






E completou:

"Não se pode julgar uma árvore ou pessoa,

apenas por uma estação, ou apenas, por um

aspecto.

 





"Tendes o mesmo sentimento uns para com os outros".

"Não se deixem vencer do mal, mas, vence o
mal com o bem".









"Amem cordialmente uns aos outros,
com amor fraternal...";


"Pois, o maior dos dons é o amor"






Promessas Bíblicas
Mt 7: 1 http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/7
Rm 12: 9-21 http://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/12

Clique Esperança
http://www.esperanca.com.br/

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AFP: Rádio é "Voz da Esperança"



[AFP - Porto Príncipe, Haiti. 18 de janeiro às 18h30] ... A Agência Francesa de Notícias, AFP, chamou o veículo rádio de "Voz da Esperança". O fato chama atenção, porque a população usa os transmissores a pilha para receber informações das equipes de socorro. Sem internet ou redes sociais como twitter, face ou youtube, pequenos estúdios se multiplicam pela Haiti arrasada. [Veja Vídeo]


domingo, 17 de janeiro de 2010

Fórmula leva vida ao Haiti


O renascimento da nenê Débora Fátima, retirada dos escombros aos 30 dias de vida, emocionou.
O corpo tão pequeno, em mãos solidárias, revelou o inexplicável:
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor...porém, destes três, o maior é o amor”.

Em Porto Príncipe, a morte não reina absoluta sob os destroços. Após seis dias de terror e destruição, a esperança vive. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao viajar no domingo 17 para o Haiti, disse que a tragédia se transformou em uma das "crises humanitárias mais graves em décadas". Porém, no contexto bíblico, fé, esperança e amor é a fórmula que salva vidas.

Em clima de tensão, voluntários de todo mundo procuram por sobreviventes. De repente, entre cadáveres e ferros retorcidos, um gemido de dor é ouvido, situação de pronto atendida pela equipe de militares brasileiros e soldados do grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (Brasil). Movido por fé e esperança, o sargento Marco Antônio Leôncio estende a mão.

Debaixo dos entulhos estava Jean Batiste, 43 anos, grávida, pedindo água. “Eu coloquei a mão para tentar tirar alguma coisa do rosto dela. Então, ela segurou na minha mão e não largou mais”, conta o militar. O ato de bravura foi registrado por jornalistas, também brasileiros. Socorrida, Jean Batiste disse que "tinha esperança, mesmo sob os escombros ... de que ela ia sobreviver e que alguém ia atender os pedidos de socorro dela". [Ver Vídeo].

A Missão

Outro gesto de altruísmo foi captado pelas lentes da agência francesa de notícias, AFP. A foto da nenê Débora Fátima que renasceu aos 30 dias de vida, estampou blogs e sites jornalísticos de todo mundo. Nas mãos de um voluntário da Cruz Vermelha Internacional, a criança dorme, sem ao menos saber, que sua vida correu perigo e foi salva pelo amor.

Outro bebê recebeu o nome da tenente médica do Exército Brasileiro, Daniela Gil, pelo altruísmo de realizar o parto, após mãe ser resgatada de um prédio desmoronado. “Esta vida significa esperança”, disse a médica, feliz. [Ver Vídeo].

Segundo Elisabeth Byrs, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, existem 27 equipes de busca, com mais de 1.500 pessoas e 115 cães farejadores. Movidos pela missão de salvar vidas, a frente voluntária trabalha sob tensão, sem se importar com a onda de violência que explode no local.

Em função deste desprendimento, Nadine Cardoso, 62, dona de um hotel, foi resgatada. O mesmo aconteceu com uma menina de sete anos, um homem de 34 e uma mulher de 50, retirados vivos dos escombros do supermercado Caribbean Market, onde permaneceram por mais de cem horas implorando por socorro. Nenhuma ação humanitária acontece sem altruísmo e profundo desapego de si mesmo. [Ver Vídeo]

A Fórmula

Assim como as equipes no Haiti se dedicam em buscar sobreviventes que sofrem em cidades como Gressier (25 mil habitantes), Carrefour (334 mil) e Leogane (134 mil), esta última com 90% dos edifícios danificados, hoje Deus chama servos para serem agentes de esperança.

Quer seja nos modernos centros urbanos ou em pobres vilarejos, existem milhares de homens e mulheres que vivem sem brilho e sem perspectiva. A percepção do que fazer e do quando agir vem da frequência com que se vai ao “Cenáculo da Prece”. Por isso, “muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder”, escreve Ellen White, ao destacar as condições para uma vida de serviço.

No âmbito do que fazer é preciso ter senso de urgência, por isso, participar do projeto que vai envolver oito países na América do Sul será um privilégio. A entrega do livro “Tempo de Esperança”, do evangelista Mark Finley a amigos e vizinhos pode ser o início de uma vida de permanente serviço em favor da esperança.

O projeto se inicia no mês março, com um calendário de jejum, oração e busca pelo poder do Espírito Santo. Não existe unidade sem comunhão, assim, como não existe missão, sem paixão pelo que se faz, a senha para o quando agir.

No encerramento do “Fantástico”, da TV Globo, no domingo, 17, duas palavras reinaram soberanas: milagre e esperança. As imagens de impressionantes resgates, editadas a partir dos estúdios em Nova York, demonstraram que a fé leva a ação, porque a esperança move pessoas, governos, povos e nações através dos tempos. A fórmula se completa com o amor, porque nenhum ato solidário, mesmo aquele que diminui o sofrimento, tem significado se não for motivado pelo amor-princípio.

Por isso, viva por fé, mova-se pela esperança, mas, demonstre amor, o maior princípio de todas as coisas.

JE
Promessas Bíblicas
1Co 13 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13

Visite
http://www.esperanca.com.br/


Equipes brasileiras no resgate de vítimas sob escombros: fé, esperança e amor pela missão.

Entrevista revela bastidores da Conferência Geral



[Silver Spring, Maryland, EUA. 13 de janeiro de 2010] ... Aos 81 anos de idade, o veterano de Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Bert Beach, fala da emoção de ter assistido 14 sessões. Ele relembra detalhes curiosos e afirma que as reuniões se tornaram mais profissionais com advento da tecnologia. A 59a. Assembléia Geral está marcada para 27 de junho a 4 de julho em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos.

A América do Sul terá expressiva representação de delegados que se apressam quanto aos preparativos da viagem. Na abertura dos trabalhos serão recebidas as novas Uniões recém criadas durante o quinquenio. Beach, ex-diretor do Departamento de Relações Públicas e Liberdade Religiosa, tinha 17 anos quando serviu como office-boy em sua primeira assembleia, no ano de 1946, realizada num templo em Takoma Park, Maryland.

Naquela época havia cerca de 600.000 adventistas por todo o mundo. Em comparação, atualmente há mais de 16 milhões de membros e esta assembleia de Atlanta será realizada num estádio de futebol americano pela terceira vez consecutiva. Em conversa com Ansel Oliver, da Agência ANN, o pastor Bert Beach revela  mais detalhes, em entrevista para Rede Adventista de Notícias.

Rede Adventista de Notícias: Como o senhor vê a mudança em atmosfera desde que as Assembleias passaram a ser realizadas em ginásios de basquetebol, e agora estádios de futebol?

Bert Beach: A atmosfera é diferente agora no sentido de que há muito mais profissionalismo, pode-se dizer, a forma como as coisas são mais bem organizadas. Hoje é muito mais profissional com a televisão e produção. Deve ser porque é muito mais ampla e temos, logicamente, muito mais pessoas experientes quando se considera comunicação, por exemplo -- pessoas que realmente são profissionais, não pessoas que fazem as coisas por mera vocação após terem servido como um pastor ou ministro por muitos anos.

RAN: Como é servir numa comissão de nomeações [que nomeia candidatos para aprovação pela delegação]?

Beach: A atmosfera é muito profissional, muito criteriosa, as pessoas são basicamente amistosas. A tendência é não se fazer discursos muito fortes contra alguém. A tendência maior é de fazer discursos por uma pessoa se realmente se deseja promover um candidato.

RAN: Que outros papéis desempenhou em Assembleias da Associação Geral?

Beach: Começando em 1954 fui um delegado da Assembleia da Associação Geral e participei ativamente ... Realizei uma porção de traduções. Eu traduzia para as pessoas porque conhecia o italiano, alemão, inglês, francês e assim os delegados vinham sem saber inglês naqueles dias. Atualmente sabem mais inglês. ... Em assembleias posteriores fui o oficial da Associação Geral encarregado do protocolo para os visitantes de outras igrejas e do governo.

RAN: Que idade tinha quando foi colocado na Comissão Executiva?

Beach: Trinta e dois. Isso é relativamente jovem. Poderia haver algumas pessoas ainda mais jovens [mas] hoje em dia isso se tornou um pouco mais difícil porque restringiram o número de posições na Comissão Executiva.

RAN: Como a Assembleia mundial da IASD se compara com reuniões semelhantes de outras denominações?

Beach: É uma reunião muito grande em comparação com outras denominações. Primeiramente, a maioria das Igrejas pelo mundo não são igrejas de amplitude mundial. Obviamente a Igreja Católica-Romana é uma Igreja mundial, como também o Exército de Salvação, mas a maioria das Igrejas são Igrejas nacionais. Digamos que a Igreja Unida do Canadá, a Igreja da Inglaterra, a Convenção Batista do Sul, não são organizações mundiais no pleno sentido da palavra. Formam alianças com outras Igrejas de mesmas crenças.

RAN: Que pessoas ou discussões ao longo dos anos se destacam em sua mente?

Beach: Tivemos algumas pessoas bem notórias falando nas Assembleias da Associação Geral. Lembro-me do famoso tio Arthur [Maxwell], autor de livros infantis, que foi editor da revista "Signs of the Times", e era um orador muito bom. Ainda me recordo dele levantando-se na Assembleia da Associação Geral e estava se queixando de que havia demasiados oficiais participando de comissões o tempo todo e não suficientes demais pessoas -- pastores e departamentais, e assim por diante.

Ele disse, "E aqui temos uma secretária, e daí temos na comissão uma sub-secretária, e então temos um secretário-associado e então um tesoureiro e um subtesoureiro e tesoureiras assistentes", e assim por diante. Daí as pessoas começaram a rir na audiência. E, logicamente, tivemos as reuniões a respeito de ordenação de mulheres, que creio ter ocorrido em Utrecht [Holanda, em 1995]; duas assembleias realmente trataram disso. Ainda me lembro de longas filas de pessoas. Tinham que se enfileirar em dois microfones diferentes.

Um era para os que tinham anunciado que eram a favor e os que se postavam diante do outro microfone que haviam anunciado ser contra, assim podia haver um equilíbrio. O dirigente perguntava [a um delegado] de um microfone e então do outro. Não estou seguro se aqueles discursos foram de auxílio realmente, porque penso que a maioria das pessoas já tinha a decisão em suas mentes. As coisas são realmente debatidas no Concílio Anual e na reunião dos oficiais antes do Concílio Anual.

RAN: Qual realmente são os temas relevantes que têm lugar durante a Assembleia?

Beach: Muitos pensam em termos de eleições como a coisa importante. E isso é importante. Mas em algumas assembleias às vezes vem a Comissão de Constituição, que lida com algumas questões muito importantes. Daí o Manual da Igreja pode somente ser editado ou revisado, emendado durante uma Assembleia da Associação Geral. E as discussões sobre o Manual da Igreja tomam horas.

RAN: Algum incidente ao longo dos anos?

Beach: Recordo-me de um de nossos oradores, que era famoso, um dos grandes pregadores de nossa Igreja, que levantou a voz e, de algum modo, deve ter falado demasiado alto e subitamente sua voz se foi, e ele não conseguia mais falar. Parecia mais um sussurro. Ou, um sermão que se estendia infindavelmente e foi um problema porque no sábado à tarde a reunião devia começar às 2 horas e o sermão passou bem de 1 hora.

Logicamente as pessoas que estavam envolvidas ficaram contrariadas. Pequenos incidentes como esses ocorrem. Mas no geral, penso que as Assembleias da Associação Geral têm sido extremamente bem organizadas, a música tem sido excepcional e o espírito, falando-se em geral, é muito bom.

RAN: Estará indo para Atlanta?

Beach: Se for convidado. Não se pode ir para sempre, você sabe. Tem sido uma grande experiência ter sido um membro dessa Igreja, participar em concílios e discussões e comissões ao longo dos anos, e tenho grande confiança na liderança de nossa Igreja.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Agência divulga ação adventista no Haiti


Quarenta e oito horas após o forte terremoto que destruiu o Haiti, milhares de adventistas do sétimo dia estão desaparecidos. Há informações de que um pastor estaria entre os mortos. Líderes adventistas já viajaram para o local da tragédia e ADRA Internacional adianta 85 mil dólares para ajuda humanitária.

[ANN, Porto Príncipe, Haiti, 14 de janeiro de 2009] ... Após violento terremoto no Haiti, crescem preocupações com mortes entre membros da Igreja Adventista. O terremoto de 7 graus na escala Richter, arrasou a cidade de Porto Príncipe, derrubou edifícios e matou milhares de pessoas. Entre as vítimas, há informações de um pastor morto no desastre.

Os danos materiais em propriedades da Igreja Adventista incluem a destruição de duas maiores igrejas na cidade. Além disso, a universidade e o hospital adventista tiveram suas estruturas danificadas. Entretanto, a Universidade Adventista colocou suas áreas disponíveis a centenas de pessoas que buscam abrigo e refúgio. As atividades do hospital adventista já foram reiniciadas, porém, ao ar livre.

“Nossos líderes estão enfrentando desesperadamente a situação no local”, afirmou o pastor Israel Leito, presidente da Igreja Adventista para a Divisão Inter-Americana, depois de receber a informação do doutor Elie Henry, vice-presidente interamericano, que estava no Haiti quando o terremoto começou.

“Siga a Bíblia”

O doutor Henry, que visitava o país desde o início da semana, por conta do projeto “Siga a Bíblia”, imediatamente participou dos esforços para promover ajuda e apoio as vítimas da tragédia.

“Os três administradores superiores (presidente, secretário e tesoureiro) do escritório da Igreja Adventista no Haiti, estão fazendo o possível”, disse o pastor Israel Leito, em rápido contato telefônico no dia de hoje (sexta, 14). Os líderes da Missão Central do Haiti, com sede na capital Porto Príncipe, no entanto, procuram templos, pastores e membros entre os escombros.

“Estamos temerosos de que muitos de nossos membros estejam mortos”, disse o pastor Leito. “Nossa preocupação é apoiar e ajudar nossos irmãos e irmãs. Há necessidade urgente de abrigo, água, comida e remédio”.

Viagem

Uma equipe especial da Divisão Interamericana voa hoje, (sexta, 14), para a República Dominicana e planeja de carro, cruzar a fronteira do Haiti no dia seguinte. O grupo, incluindo quatro líderes do escritório internacional de ADRA, um representante da Alemanha e três da Interamérica, vai coordenar esforços de ajuda humanitária. Eles também se unem a quatro especialistas em desastres e tragédias da República Dominicana, com objetivo de dar pronta resposta ao Haiti.

Além disso, a ADRA Internacional coordena uma equipe canadense que se une ao grupo encarregado de avaliar a situação e promover ajuda médica em clínicas móveis. “Nossa principal meta é estabelecer logística e uma base de voluntariado com outras entidades, doadores e agências não governamentais ansiosas em fazer parcerias conosco”, afirmou Wally Amundson, diretor de ADRA, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais da Divisão Inter-Americana.

Parceria

Há uma semana os líderes já estão no Haiti, todavia, alguns membros da equipe se dispõem continuar ajudando por mais três ou quatro semanas. A ADRA Internacional, do Canadá e Interamericana destinaram ajuda inicial de 85 mil dólares. “Sem dúvida, haverá mais recursos, mas, isto é apenas o começo”, afirmou Amundson. E completou: “Muitas agências de ADRA ao redor do mundo serão parceiros na ajuda humanitária”.

Os líderes da Igreja esperam ter mais informações a respeito dos 100 mil membros adventistas que vivem na capital Porto Príncipe, assim, como dos possíveis dados sofridos nos 123 templos e dezenas de escolas no país. No país existem 335 mil adventistas e 470 congregações. Além disso, há um hospital, universidade e uma padaria. Mais informações, http://www.interamerica.org.br/ [Libna Stevens/DIA/ANN. Tradução, Jael Eneas e Evellyn Duarte]

-----------------------
Leia Mais
ASN - ADRA atua no terremoto
-----------------------

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Alegria, Nasce da Aflição


Senhor, a alegria como fruto do Espírito,
Tem sabor sem igual e aspecto inquiridor!
É na dor e sofrimento que sua força se detém,
Como posso compreender e tal incógnita desvendar?

Senhor, a alegria como fruto do Espírito,
Tem mistério colossal e formato de valor!
É na angústia e comoção que sua luz se mantém,
Como posso entender e tal resposta alimentar?

Sim,
A resposta vem da cruz, fonte pura de esplendor!
É por isso que eu não posso do silêncio me valer,
Minha vida já reluz, minha vida é louvor.

Aleluia,
Alegria é servir. Alegria é sofrer. Alegria é obedecer.
Neste fruto me renovo ao ouvir Jesus dizer:
“Nada tenha a temer, pois, na cruz, Eu venci o mundo”.

JE
Promessas Bíblicas
Fl 4: 4 http://www.bibliaonline.com.br/acf/fp/4


Haiti, Gemido do Fim




Soldados brasileiros no Haiti se preparavam para voltar ao Brasil. Mas, não deu tempo. A terra tremeu e engoliu prédios e carros. Milhares ainda gemem sob escombros. Porém, entre os destroços, sobrevive a esperança.

A quinta 12 de janeiro aparentava ser um dia normal na capital Porto Príncipe, no Haiti. De repente, a terra balança e avisa que o caos se aproxima. Eram 16h53 (hora local) quando os sismógrafos registraram o início do terremoto de 7 graus na escala Richter, cujo epicentro aconteceu apenas 15 quilômetros a oeste da cidade. Depois do estrondo, os prédios caem e a população desorientada corre entre corpos insepultos.

O mundo está chocado diante das cenas. A Agência BBC Brasil divulgou imagens do início da catástrofe. (Ver Vídeo). Com verbos fortes e imagens de impacto, a imprensa tenta traduzir a dor de 1/3 da população. Segundo Roger Searle, professor do Departamento de Ciências Geológicas da Universidade de Durham, no Reino Unido, a energia liberada pelo tremor foi equivalente à explosão de meio milhão de toneladas de dinamite. Após 30 horas da tragédia, ainda é possível ouvir-se gemidos de sobreviventes sob escombros e gente vagando pelas ruas, relatam os plantões noticiosos.

As grandes potenciais mundiais começam a enviar ajuda humanitária ao Haiti. O Brasil que lidera a Força de Paz da ONU vai se unir ao esforço das nações para implantar um plano de emergência. A Cruz Vermelha Internacional ativou um site para encontrar familiares dos desaparecidos (http://www.icrc.org/familylinks).

Também participa do socorro às vítimas, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, através da Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Segundo informou o diretor da Agência para a América Central, Wally Amundson, no local, existe provisão para uma “primeira e imediata reação aos mais necessitados”, conforme publicou a ANN, a Agência Internacional de Notícias (http://www.interamerica.org/users).

Diante do quadro de dor surge uma constatação: o ano de 2010 começou com sérios desastres ambientais. A TV Globo no “Jornal Hoje” (quinta, 14), destacou matéria sobre o aumento dos sinais nos céus, na terra e no mar, o que chamou de “fenômenos excepcionais”. (Ver Vídeo). Além de criar demandas tecnológicas cada vez mais complexas, estes sinais no contexto da escatologia bíblica têm chamado atenção da comunidade política e científica, como aconteceu na Dinamarca durante a 15° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague.

O tema, também foi tratado por Jesus Cristo, pouco antes de sua morte na cruz. Ele conversou com seus discípulos, porém, o fez, no contexto da esperança: “não vos assusteis”, mas, “vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”. Mt 24: 6 e Mt 25: 13 (Ver Texto). Durante o diálogo, Jesus ponderou que antes do tempo do fim, terremotos, guerras e instabilidades sociais aconteceriam em ritmo crescentes, todavia, a atitude deveria ser de confiança, senso de alerta e sentido de marcha. “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. Mt 24: 13.

A terra geme porque o fim está próximo. Mas, ainda não é o fim. Por isso, o tempo para uma vida plena em Cristo é hoje, e, não amanhã. No plano espiritual, o depois não existe. Entre os 45 mil mortos da tragédia do Haiti, está o corpo do brasileiro Tiago Anaya Detimermani, 23, militar do exército. Ele foi para o país em julho e preparava-se para voltar ao Brasil, no sábado, 15. Mas, não deu tempo. Tiago morreu junto com outros 13 colegas de farda e aguarda honras militares, assim que o corpo chegar em território pátrio.

Diante de tudo, o que pensar? Terremotos dizem que Cristo está voltando. Por isso, decida por uma vida de mais comunhão e de mais serviço cristão. Lembre-se, o gemido logo terá fim.

Viva a Esperança.

Seja Feliz.

Jael Eneas

Visite
http://www.esperanca.com.br/

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Big Brother Brasil




No palco, três letras se contracenam com a realidade.
E, ao se apresentarem de maiúsculas, tentam esconder a avareza do existir.
Desta forma, passam o verão sem nada a oferecer,
Porque vivem a custas do B, de Bial, em busca de fama e privilégios.

O primeiro B chega enfeitado da "banalidade", granfino e salto alto.
Fazendo caras e bocas, nada consegue a não ser um insólito "cult" do banal.
Todavia, em convicente contracena, entra o B do "Bom Senso",
Que de manso, convence pela descrição e, por isso, aplaudido, agradece o registro.

Um segundo B, do "barato inconsequente" tenta ganhar a plateia,
Com trejeito sorrateiro sonha conseguir audiência e arrancar mil suspiros.
Contudo, diante do B da "Beleza", ele infeliz, sai cabisbaixo e envergonhado,
Porque criar verdadeiramente é ver o Belo pelas avenidas da alma.

No apagar das luzes, se introduz o B de "babilonismo", vestido da cor da loucura.
De aparência surreal, toma o palco de assalto e oferece desalento existencial.
No oposto da cena, eis que surge o B de "Brilho", um Ser de Luz e Esperança.
Ele, finalmente, devolve Vida, Sentido e Significado Real.

Por que

Jesus é a Luz do Mundo.
Por Sua graça homens e mulheres recebem
Big Vitória, Big Certeza, Big Esperança

JE
Promessas Bíblicas
Ap 3: 20 http://www.bibliaonline.com.br/acf/ap/3
Esperança a um Clique
http://www.esperanca.com.br/

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Guarda de Israel




Viajor, por que se cansa debaixo do sol que abrasa, queima e incendeia?
Mesmo que sejam errantes seus passos,
porém, em resposta ao grito: "De onde me virá o socorro?"
A candência é refeita, pois o "socorro, vem do Senhor que fez o céu e a terra".

Não se fadigue aquele que caminha, em tempo passado, presente ou futuro!
Prossiga, resoluto, sem se incomodar com os raios que inflamam, excitam e torturam.
Caminhe, e, assim fazendo, exercite a bravura, a fé, a união e a esperança.
Porque o "Guarda de Israel jamais dorme ou cochila".

A caminhada pode ser inóspita e incremente,
Porém, não para aqueles que confiam no Senhor, o Guarda de Israel.
É Ele quem alívia os recalcitrantes pés de Seus filhos e filhas,
Porque o maior desejo de Deus é guardar nossa entrada e saída, desde agora para sempre.

Por isso,

Viajores da Esperança, avançem por fé.
E mesmo diante do cansaço,
Prossigam firmes, olhando para Jesus,
O Autor e Consumador da nossa Fé.

 
Promessas Bíblicas
Sl 121 http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/121
Jael Eneas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Aves não Semeiam...




"Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, não temem pelo pior, mas, cantam...!". Mário Quintana

Senhor, dai-me a segurança das aves.
Elas não semeiam e nem colhem,
Todavia, sentem-se confiantes nAquele que tudo criou.
O Deus, Todo Poderoso.

Senhor, dai-me a certeza dos pássaros.
Eles não fazem celeiros e nem tão pouco segam,
Contudo, voam intrépidos porque têm como certo,
O alimento que vem das mãos do Deus, Todo Poderoso.

Senhor, dai-me hoje a certeza de Seu amor!
Sacia-me o ser da Água Viva e alimenta-me do Pão que desce do Céu.
Porque homens e mulheres em Sua presença,
Valem mais do que pássaros, por mais belos que sejam.

Promessas Bíblicas
Mt 6: 26 http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6
Jael Eneas

Cenáculo da Prece


Levantar-se Pela Manhã É receber de Deus uma benção da Vida.
Por isso, Corri ao "Cenáculo da Prece" nd busca do Poder parágrafo dia UM MAIS.
"Deus é nosso refúlgio e fortaleza, presente Bem socorro,
Portanto, nao temas Diante dos Desafios da jornada ".


Surpreso, Ouvi Sua Voz calma e suave, a indicar-me o Caminho.
"Não temas, Eu te remi, chamei-te TEU Pelo Nome, Meu és tu,
Águas Não te submergirão Nem fogo arderá em ti,
Porquê eu Sou o Senhor, Deus do TUE, o Santo de Israel ".


DEPOIS de sentir-me fortalecido, tocado Pela Graça,
Sai com uma Certeza de Que eu térios Mais UM dia de Oportunidades.
CAMINHAR Pela Vida é Uma Aventura semper,
Porém, com Deus, semper Será ditosa Uma Experiência de fé.


Promessas Bíblicas
Salmos 46 http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/46
Isaías 43 http://www.bibliaonline.com.br/acf/is/43
Jael Eneas