domingo, 17 de janeiro de 2010

Fórmula leva vida ao Haiti


O renascimento da nenê Débora Fátima, retirada dos escombros aos 30 dias de vida, emocionou.
O corpo tão pequeno, em mãos solidárias, revelou o inexplicável:
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor...porém, destes três, o maior é o amor”.

Em Porto Príncipe, a morte não reina absoluta sob os destroços. Após seis dias de terror e destruição, a esperança vive. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao viajar no domingo 17 para o Haiti, disse que a tragédia se transformou em uma das "crises humanitárias mais graves em décadas". Porém, no contexto bíblico, fé, esperança e amor é a fórmula que salva vidas.

Em clima de tensão, voluntários de todo mundo procuram por sobreviventes. De repente, entre cadáveres e ferros retorcidos, um gemido de dor é ouvido, situação de pronto atendida pela equipe de militares brasileiros e soldados do grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (Brasil). Movido por fé e esperança, o sargento Marco Antônio Leôncio estende a mão.

Debaixo dos entulhos estava Jean Batiste, 43 anos, grávida, pedindo água. “Eu coloquei a mão para tentar tirar alguma coisa do rosto dela. Então, ela segurou na minha mão e não largou mais”, conta o militar. O ato de bravura foi registrado por jornalistas, também brasileiros. Socorrida, Jean Batiste disse que "tinha esperança, mesmo sob os escombros ... de que ela ia sobreviver e que alguém ia atender os pedidos de socorro dela". [Ver Vídeo].

A Missão

Outro gesto de altruísmo foi captado pelas lentes da agência francesa de notícias, AFP. A foto da nenê Débora Fátima que renasceu aos 30 dias de vida, estampou blogs e sites jornalísticos de todo mundo. Nas mãos de um voluntário da Cruz Vermelha Internacional, a criança dorme, sem ao menos saber, que sua vida correu perigo e foi salva pelo amor.

Outro bebê recebeu o nome da tenente médica do Exército Brasileiro, Daniela Gil, pelo altruísmo de realizar o parto, após mãe ser resgatada de um prédio desmoronado. “Esta vida significa esperança”, disse a médica, feliz. [Ver Vídeo].

Segundo Elisabeth Byrs, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, existem 27 equipes de busca, com mais de 1.500 pessoas e 115 cães farejadores. Movidos pela missão de salvar vidas, a frente voluntária trabalha sob tensão, sem se importar com a onda de violência que explode no local.

Em função deste desprendimento, Nadine Cardoso, 62, dona de um hotel, foi resgatada. O mesmo aconteceu com uma menina de sete anos, um homem de 34 e uma mulher de 50, retirados vivos dos escombros do supermercado Caribbean Market, onde permaneceram por mais de cem horas implorando por socorro. Nenhuma ação humanitária acontece sem altruísmo e profundo desapego de si mesmo. [Ver Vídeo]

A Fórmula

Assim como as equipes no Haiti se dedicam em buscar sobreviventes que sofrem em cidades como Gressier (25 mil habitantes), Carrefour (334 mil) e Leogane (134 mil), esta última com 90% dos edifícios danificados, hoje Deus chama servos para serem agentes de esperança.

Quer seja nos modernos centros urbanos ou em pobres vilarejos, existem milhares de homens e mulheres que vivem sem brilho e sem perspectiva. A percepção do que fazer e do quando agir vem da frequência com que se vai ao “Cenáculo da Prece”. Por isso, “muita oração, muito poder; pouca oração, pouco poder; nenhuma oração, nenhum poder”, escreve Ellen White, ao destacar as condições para uma vida de serviço.

No âmbito do que fazer é preciso ter senso de urgência, por isso, participar do projeto que vai envolver oito países na América do Sul será um privilégio. A entrega do livro “Tempo de Esperança”, do evangelista Mark Finley a amigos e vizinhos pode ser o início de uma vida de permanente serviço em favor da esperança.

O projeto se inicia no mês março, com um calendário de jejum, oração e busca pelo poder do Espírito Santo. Não existe unidade sem comunhão, assim, como não existe missão, sem paixão pelo que se faz, a senha para o quando agir.

No encerramento do “Fantástico”, da TV Globo, no domingo, 17, duas palavras reinaram soberanas: milagre e esperança. As imagens de impressionantes resgates, editadas a partir dos estúdios em Nova York, demonstraram que a fé leva a ação, porque a esperança move pessoas, governos, povos e nações através dos tempos. A fórmula se completa com o amor, porque nenhum ato solidário, mesmo aquele que diminui o sofrimento, tem significado se não for motivado pelo amor-princípio.

Por isso, viva por fé, mova-se pela esperança, mas, demonstre amor, o maior princípio de todas as coisas.

JE
Promessas Bíblicas
1Co 13 http://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13

Visite
http://www.esperanca.com.br/


Equipes brasileiras no resgate de vítimas sob escombros: fé, esperança e amor pela missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário