quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pastores iniciam mestrado com novidades

Engenheiro Coelho, SP ... [ASN] Sob frio de oito graus Celsius, 123 pastores e líderes da Igreja Adventista tiveram a 2ª aula do Mestrado em Teologia, oitava turma em 30 anos de existência, dia 29 de junho. A abertura aconteceu no dia anterior, quando o reitor do UNASP, professor Euler Bahia relembrou a história da formação teológica dos adventistas em território nacional. O pastor Alberto Timm, reitor do Seminário Latino Americano de Teologia (SALT), com sede em Brasília, DF, enviou saudações direto da Faculdade Adventista da Bahia (IAENE), Cachoeira, BA, onde ele ministra aulas para o Curso de Mestrado para pastores das regiões noroeste, norte e nordeste do país.

A novidade na turma de São Paulo é o novo regimento que permite ao pastor com teológico convalidado pelo MEC, receber titulação de mestre com dissertação (SALT) e especialista pós-graduado lato sensu (UNASP) nas áreas da teologia aplicada, bíblica e histórico-teológica. É requerido, também, conhecimentos em hebraico, grego bíblico e inglês instrumental. Outra novidade é a participação de 2 pastores do Chile entre colegas das regiões centro-oeste, este, sudeste e sul do Brasil, cuja formatura está prevista para 2014.

Durante a abertura, os líderes da Faculdade Adventista de Teologia (FAT) deram informações importantes. Depois que o diretor, pastor Emilson dos Reis, repassou as orientações gerais, o diretor da pósgraduação, pastor Roberto Pereyra apresentou dados estatísticos. Na América do Sul, de 1981 até hoje, 814 pastores receberam títulos de mestres e 41 defenderam teses doutorais. Na culto da sexta, 1º de julho, os mestrandos da oitava turma vão dedicar-se ao estudo o documento “Reforma, Reavivamento, Discipulado e Evangelismo”, como ênfase do curso.

No primeiro módulo, os alunos terão aulas com Berndt Wolter (Liderança e Administração Eclesiástica), Reinaldo Siqueira (Exegese do Antigo Testamento), Roberto Pereyra (Teologia da Revelação) e Ozeas Moura (O Ser de Deus e a Trindade). A segunda aula do módulo foi muito participativa. A medida em que os temas “Perfis e Personalidades” e “Ministério Focado em Dons Espirituais” eram expostos, os pastores traziam contribuições da experiência vivida em diversas regiões do Brasil. Um detalhe: a música da Aula Magna foi conduzida pelo Vocal Livre, onde uma das composições foi do jovem aluno de graduação em teologia, Pedro Valença [Equipe ASN, Jael Eneas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário