segunda-feira, 13 de junho de 2011

Zoológico recebe Classe Bíblica para estudar criacionismo


Americana, SP ... [ASN] O Parque Ecológico de Americana (PEMA), inaugurado em 1984 e conhecido pelas crianças como “Zoológico”, recebeu 102 alunos da Classe Bíblica “Amigos da Bíblia” do IASPINHO, no domingo 12 de junho. Durante a visita intercalada por atividades dirigidas, os alunos tiveram aulas sobre a “Criação”. O projeto incentiva o estudo da Bíblia em ambientes alternativos como zoológicos e planetários. Ao todo são três classes semanais com 175 alunos, cujo objetivo central é o preparo para a “Festa ou Batismo da Primavera”, coordenado pelo IASP/UNASP Hortolândia.

A partir da estrutura do PEMA que tem 500 animais em cativeiro para educação ambiental, sendo 80% pertencentes à fauna brasileira, as crianças puderam estabelecer o dia em que cada bicho ou planta foram criados por Deus. A visita se iniciou com a formação de equipes com as tarefas específicas. Entre elas, os alunos de 4º e 5º anos, teriam que gravar imagens das espécies ou anotar características distintas, reconhecendo se répteis, aves ou mamíferos, de cem espécimes sob cuidados do Parque. Havia papéis coloridos com o esboço da pesquisa.

O mascote “Ninho” fez apresentação dos desafios iniciais com base no relato bíblico das origens descritas no livro de Gênesis. Entre os animais que mais chamaram atenção da criançada foram os grandes mamíferos como leão (que dormia, enquanto a leoa se espreguiçava ao sol), a girafa (que se escondia em sua casa de teto de 10 metros de altura) e a onça pintada chamada “Tieta” (que veio “cumprimentar” os alunos na cerca de proteção!).

A visita se encerrou com reflexão sobre o poder criador de Deus no bosque local, com os alunos falando sobre o que viram, relacionando tudo com o texto bíblico. Para as professoras que acompanharam as crianças, Luciene Rodrigues (4º ano) e Mathiely Abreu (3º ano) a visita “dá mais sentido ao estudo da Bíblia”, disseram. A opinião das professoras Lucy Ângela Moraes (5º ano) e Zilda Geneinder Oliveira (2º ano) é idêntica e avisam: “A próxima atividade será no planetário”. Segundo o diretor do IASPINHO, Márcio Rocha, a “Festa da Primavera” está programada para outubro. “Nesta ocasião o IASP completa 62 anos de existência” adianta [Equipe ASN, Jael Eneas].

Alunos de três classes bíblicas do IASPINHO dedicaram o domingo para ver "in loco" como Deus tudo criou, no Parque Ecológico de Americana, 12 de junho.

Cento e dois alunos estudaram sobre o criacionismo ao visitar cerca de 200 espécies no Parque Ecológico de Americana, SP, como parte dos estudos bíblicos da Classe "Amigos da Bíblia", do IASPINHO.

As Classes Bíblicas fazem parte do preparo dos alunos de 4o. e 5o. ano para a Festa da Primavera, também conhecida como Batismo da Primavera, prevista para outubro deste ano.

Um comentário: