quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Que Fazer: Começar ou Recomeçar?

Duas questões e um princípio: nunca é tarde para recomeçar ou mesmo começar tudo de novo. Da nota fúnebre de Antonio Miguel Huertas Canteras (1946-2010) aprendem-se várias lições. Talvez, a principal, é a resiliência. Começar de novo não deve ser teimosia pura e simples. Mas, a firme convicção de que viver é graça, é ideal, é se mover por aquilo que se espera.

Estevão Bertoni notifica que Antonio Canteras descobriu, após a aposentadoria, uma nova paixão: dar aulas. Isto porque sua formatura foi aos 60 anos. Na Santista Têxtil, de onde só saiu após 20 anos, ele chegou a ser diretor de marketing.

Em 2005, portanto, cinco anos antes de sua morte, ele fez mestrado em Portugal. Muitos o questionavam sobre o motivo de, aos 59 anos, ainda estudar. "A resposta, para mim, é bastante óbvia: o saber não tem idade", dizia.

Segundo a família, Antonio teve mais de 6 mil alunos. Leitor voraz, tinha em sua biblioteca quase 2 mil obras de administração, área que ele apreciava. Conceituando resiliência como voltar ao ponto de origem, pensando em uma retomada, ele chegou a ser professor de administração e marketing no MBA da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Enfraquecido pela luta que travava contra um câncer na bexiga, na sexta, 10 de dezembro, ele viajou para Bauru, SP, onde daria aula. Lá, sofreu um acidente vascular cerebral, que o colocou em coma. Morreu na quinta, 16, aos 64, deixando mulher, Jacira, que conhecia desde os 15 anos, o filho, Maurício, jornalista, e a neta, Caroline.

O que movia o mestre Canteras? Paixão pelo que fazia e fé naquilo que cria. O cristão tem um escopo de vida delimitada pela fé. Em Cristo, a caminhada é ditada pela certeza e pela convicção. Ambas, têm um eixo que se orienta para o infinito e um fulcro que converge para a essencialidade das coisas: Deus. Por isso, “sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima dEle creia que Deus existe e que se torna galardoador dos que o buscam” [Hb 11: 6].

O pastor José Maria Barbosa da Silva, ex-líder de jovens adventistas em várias regiões do Brasil e do exterior, escreveu em suas Meditações Matinais de 2011 que a cada início de ano recebemos de Deus um livro novo, com folhas limpinhas. Assim sendo, ser resiliente é voltar ao ponto de origem, pensando em uma retomada. Alegre-se, portanto. Você está diante da chance única de escolher de novo o lápis, o grafite, a espessura e as cores. A síntese: uma oportunidade para (re) começar.

Nunca é tarde para fazer tudo de novo. Para Canteras, iniciar um mestrado aos 59 anos era apenas parte de uma atitude, de um estilo, de uma determinação. Para o cristão, iniciar um ano ou mesmo reiniciar após tragédias é sempre um recomeço com Deus. Com um detalhe: “Se, todavia Alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus, o Justo” [1 Jo 2: 1]. Recomece. Se proponha reescrever sua história. Será fantástico experimentar. E, depois, dispare o replay para ver os milagres de Deus em você e por você.

Seja Feliz.

Jael Eneas, Pastor do Campus
UNASP – Hortolândia, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário