sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tragédias e Relevância, eis a questão

Diante das tragédias, reagimos. Foi o caso de dona Ilair de Souza, 52. Salva por vizinhos, eles foram relevantes ao jogarem uma corda. A dona de casa estava na enxurrada, ilhada, agarrada ao seu cachorro. O Jornal Hoje (Globo) mostrou as imagens: chocantes e dramáticas. Na verdade, sem palavras! (Clique: http://bit.ly/iaKIVm).

Ontem à tarde, a presidente Dilma Rousseff sobrevoou a região serrana do Rio de Janeiro para acompanhar o regaste às vítimas da “maior catástrofe natural do Brasil”. Os números divulgados até agora espantam: 5 cidades atingidas. 508 mortos. 5970 desabrigados. 8.120 desalojados. “A tela é muito forte. É visível o sofrimento”, reconheceu.

Na voz das equipes de rádio e tevês, há emoção. Do barro emerge gente que chora, gente aflita, gente desamparada. Na água, bóiam os carros, o entulho e o lixo. Encravada na lama, esqueletos de prédios e casas semi destruídas. Em meio ao horror, eis que surge outro milagre: o pequeno Nícolas. Ele foi salvo com seu pai após ficarem 10 horas soterrados.

As tragédias levam as equipes agirem sem descanso, dia e noite, para buscar e salvar. A cada hora, a rede solidária aumenta de tamanho. Além de instituições não governamentais, unem-se ao esforço, voluntários e instituições pró-solidariedade, a exemplo, da ADRA, da Igreja Adventista. Líderes da matriz internacional da Agência já montaram uma base central em Itaboraí, RJ, segundo informou o diretor de ADRA de região fluminense, pastor Paulo Borba.

A dor nos faz reagir em cadeia. No terminal rodoviário do Rio de Janeiro, a Cruz Vermelha Internacional montou, de forma improvisada, caixas de papelão para recolher ajuda. Em pouco tempo o lugar ficou pequeno pela quantidade de alimentos. A relevância fez com que a hashtags #chuvasrj e #friburgo chegassem ao topo dos assuntos mais comentados no mundo, na manhã do dia 13 de janeiro, segundo a Trending Topics que mede frequência e acessos.

No FaceBook, um dos primeiros a chamar a atenção para o tema da relevância foi o presidente da Igreja Adventista na região do Vale do Paraíba, pastor Ronaldo Oliveira. “Além de um mover de oração, podemos nos arregimentar para enviar alimentos e garrafas de água”. E, completou: “Mas, talvez haja uma necessidade em nossa própria comunidade. Isto torna a igreja relevante!”, conclui. As tragédias nos ensinam a ser mais relevantes. Diante da maior tragédia, o pecado, Deus enviou Seu Filho devido à emergência do regaste. A questão era relevante: vida ou morte eterna.

Na perspectiva da Igreja, a prontidão é mais do que atitude. É um valor. É um estilo de vida. A relevância vem da experiência pessoal da comunhão e do compromisso com Deus. Diante dos sinais que marcam a proximidade da vinda de Cristo, Pedro foi relevante. “Para que recordes o que foi dito...o Senhor não retarda a sua promessa...Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça” [II Pedro 3: 2, 9, 13].

O apóstolo Paulo também foi relevante. Mesmo preso, ele afirmou: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo...portanto, irmãos, permanecei, deste modo, firmes no Senhor” [Filipenses 3: 20, 4: 1]. O evangelista da Igreja Adventista para o Estado de São Paulo, pastor Rafael Rossi, apresenta um quadro de Holmes e Rahe que mostra quando as pessoas estão mais sensíveis e receptivas para o evangelho [Clique http://bit.ly/hRTKZi].

Uma vida sem Cristo é a maior tragédia humana. Por isso, dia 16 de abril a Igreja Adventista será relevante ao desenvolver o projeto “Amigos da Esperança”. Tudo estará pronto para receber amigos, vizinhos e parentes com equipes organizadas, recepção “nota dez”, música e louvor interativos. Tudo isto para você experimentar de perto que a relevância maior é ter esperança, na pessoa de Cristo Jesus.

Jael Eneas, Pastor do Campus
UNASP – Hortolândia, SP (IASP)

4 comentários:

  1. Pastor, você foi fundo! Que linda percepção de relevância! Oxalá todos cresçamos nesta direção... Que esta seja uma marca de nossa denominação não apenas nas calamidades!
    Ronaldo de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado, pastor Ronaldo. Feliz Sábado. Bye. Jael Eneas

    ResponderExcluir
  3. É realmente uma calamidade o que ocorre na região serrana do RJ. Deus tenha misericórdia e alivie o sofrimento da população. E como estão os nossos irmãos adventistas de Nova Friburgo? Natália, Macapá -

    ResponderExcluir
  4. Natália, Que Deus esteja com você e família.

    Notícias atualizadas estão sendo feitas instante a instante pela ASN. Acesse. www.portaladventista.org

    A Esperança nos Move.

    Feliz Sábado

    Jael Eneas

    ResponderExcluir