terça-feira, 25 de maio de 2010

A Cidade de Silício

(Leitura de Sala de Aula - 25 de maio)

“E me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém...O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalino” Ap 21: 10 e 11

Ontem lemos que os vencedores terão seus nomes escritos nos Livro da Vida. E, pela vitória de Cristo, eles receberão a cidadania celeste. Esta será uma experiência impossível de ser descrita com palavras humanas.

O profeta João viu a Cidade Santa, por isso, ele a compara com o brilho das pedras preciosas. Dentre as rochas e minerais, o quartzo impressiona devido à mistura de silício, lítio, sódio, potássio e titânio. Ele é encontrado na natureza nas cores rosa, amarelo, marrom, cinza, roxo e incolor.

O silício, principal componente do quartzo, é protagonista da maior revolução em transmissão de sinais por cabos ópticos. E, não somente isto, aparelhos de endoscopia, telecomunicações e computação se beneficiam do silício. Até a cidade que o profeta do Apocalipse viu descer do céu é rica em quartzo.

Nos versos 19 e 20 do capítulo vinte e um, João fala dos alicerces da muralha, feitos de jaspe, calcedônia, sardônia, sárdio, berilo, topázio, crisópraso, jacinto, ametista, safira, esmeralda e crisólito, nomes talvez um pouco desconhecidos para nós.

Das doze pedras preciosas (ou semi) por ele citadas, nove são ricas em silício que são as nove primeiras pedras citadas. Os cristais de quartzo vermelhos e alaranjados, assim como a esmeralda, a safira azul, o crisólito cor de ouro, as portas de pérolas e a praça de ouro puro fazem parte de um cenário fulgurante.

Você pode prender o fôlego e fechar os olhos para ter um vislumbre daquilo que Deus está preparando para os vencedores: uma cidade onde “não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” [Ap 21: 4].

Tudo neste mundo é escuro porque todas as coisas têm o símbolo da morte. Mas, na Santa Cidade tudo brilha, porque tudo nasce da presença de Deus, Sua glória e Sua majestade. O convite de Cristo é que você se prepare para esta vitória.

____________________________________________
Para Refletir

• Fé é crer naquilo que se espera. Onde você tem depositado sua maior esperança?

Oração Especial

• Professora: Nilda Barbosa Cavalcante Rangel

• Turma: 1º. Sistema de Informação. Turma B

Texto: F. Lemos e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário