quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Rio Cristalino

 
(Leitura de Sala de Aula - 26 de maio)

“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro” Ap 22: 1

Uma antiga controvérsia geográfica colocava os rios Amazonas, Nilo e Mississipi no centro de uma discussão de gigantes. Quem é o maior. O Nilo, com 6.670 quilômetros já foi o número um. Depois, os geógrafos americanos emendaram o Missouri ao Mississipi e este passou a ter 6.800 quilômetros.

O Amazonas sempre foi o maior em volume d’água, até que os satélites o espicharam também. Ele ganhou 500 quilômetros e passou a ser o maior do mundo em extensão: 7.100 quilômetros.

Para formar esse gigante aquático, são necessários sete mil afluentes, e alguns tão enormes como os rios Madeira, Negro e Solimões. A distância entre as margens chega a 50 quilômetros e o ponto mais estreito está em Óbidos, no Pará, com 1.800 metros. O Rio Amazonas atinge profundidades de 120 metros.

A Estátua da Liberdade, com seus 91 metros e meio, simplesmente desapareceria dentro dele. Além de peixes como a pirara que, dizem, engole pessoas, crocodilos gigantescos vivem em suas águas barrentas. Se fosse salgado seria mar. Tempestades com ventos fortes levantam ondas de aproximadamente dois metros, capazes de virar grandes embarcações.

Assim é o Rio Amazonas que nasce na Cordilheira de Chiva, nos Andes, Sul do Peru. Em contraste, o Rio da Vida sai do trono do Cordeiro. Em lugar de águas barrentas, João viu águas brilhantes como cristal, porque tudo que existe na Santa Cidade brilha, ante a presença de Deus.

Bem próximo dali está plantada a árvore da vida, bem no meio da praça principal da cidade. Ela produz frutos de mês em mês e suas folhas são para a cura dos povos. Desta forma, o Apocalipse nos traz esperança. Longe de ser enigmático, todavia, o livro é um fiel registro daquilo que vai acontecer, ainda em nossos dias.

Por isso, ore: “Pai, perdoa-me. Agradeço-te pela vida e por Tua Palavra. Dá-me a vitória por Teu Espírito. Em Jesus, Amém”.
_____________________________________________________________________

Para Refletir

• Fé é ter convicção de fatos que se não vêem. Pode você imaginar a Cidade Santa?

Oração Especial

• Professor: Oscar Ivan Palma Pacheco

• Turma: 3º. Sistema de Informação. Turma A

Texto: F. Lemos e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário