sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Urutau

(Leitura de Sala de Aula, 28 de maio) - Foto: Heder Torres

“Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu” Ap 16:15

Os indígenas o chamavam de urutau, que em tupi-guarani significa ave-fantasma. Mas, do Sul do México à Terra do Fogo, ele também é conhecido como urutágua e jurutauí. Durante o dia, urutau permanece parado sobre um galho, tão quieto, como se fosse a continuação deste. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.

Os olhos são enormes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. Iluminado por uma lanterna à noite, produz um reflexo como se fossem duas brasas de fogo vermelhas, visíveis a grande distância. A boca, enorme, é parecida como a de um sapo cururu. Essa arrumação é suficiente para assustar a maioria dos predadores.

O urutau é capaz de ficar o dia todo imóvel. Mesmo com os olhos fechados ele sabe o que acontece ao seu redor. Suas pálpebras funcionam como um “olho mágico”. Quando algum inimigo se aproxima, a ave estica o corpo e levanta a cabeça até tocar a cauda no tronco. Esse movimento é lento e assusta o inimigo.

O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro, por isso, ele é um perfeito vigilante. E bem-aventurado, disse Jesus, é aquele que vigia. Vigiar significa estar alerta, estar ativo e pronto para enfrentar uma situação difícil.

Quando a Bíblia fala em vigiar, normalmente se refere também à oração. Vigiai e orai, disse Jesus, para que não entreis em tentação. Vigiai e orai porque não sabeis o dia nem a hora da vinda do Senhor.

Por mais necessárias que sejam as coisas materiais deste mundo, porém, elas podem nos fazer sonolentos e despercebidos do “Tempo do Fim”. Por isso, sejamos vigilantes!
___________________________________________

Para Refletir

• Você está pronto para a volta de Cristo?

• Outra pergunta: se a morte lhe sobrevier, você está em paz com Deus?

• “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus...”
    Ef. 2: 8 e 9]

Oração Especial

• Professora: Rita de Fátima da Silva

• Turma: 5º. Sistema de Informação. Turma A

Texto: F. Lemos e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário