sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Comissão Evangélica

(Leitura de Sala de Aula, 11 de junho)

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo...” Mt 28: 19 e 20

Vamos fazer uma pequena pausa no tema “funções da luz”, para considerar as duas últimas palavras da declaração de Jesus Cristo: Luz do Mundo.

Aqui está o foco pela qual Mateus se propõe a desenvolver em seu Evangelho. Jesus não disse que os cristãos eram a luz da Palestina, do Império Romano ou de qualquer outra parte do mundo. Não! Ele disse que Seus seguidores são a luz do mundo inteiro!

Aqui se encontra o cerne da “Comissão Evangélica” que será outra vez abordada e enfatizada nos últimos versículos do primeiro Evangelho. Como discípulos de Cristo, devemos transmitir os ensinos de Cristo a todas as nações, para todas as pessoas, em todas as culturas.

A ideia se torna ainda mais notável quando compreendemos que Jesus falava aos judeus, e que naquela época a nação judaica havia se tornado exclusiva. Ela havia erigido uma muralha ou separação entre si e todas as outras nações.

A despeito do exclusivismo deles, Jesus disse aos Seus ouvintes judeus que eles eram (bem como os cristãos) a luz do mundo. Assim, como lemos em O Maior Discurso de Cristo, “Cristo derriba a parede de separação, o amor-próprio, o separatista preconceito de nacionalidade, e ensina amor a toda a família humana”.

“Ergue os homens do estreito círculo que lhes prescreve o egoísmo; elimina todos os limites territoriais e as convencionais distinções da sociedade. Não faz diferença entre vizinhos e estrangeiros, amigos e inimigos. Ele nos ensina a considerar todo ser humano necessitado como nosso semelhante, e o mundo como nosso campo”. Pág 42.

“Vós sois a luz do mundo”.
_______________________________________________

Para Refletir

• Então, o que é o “mundo” para você? Qual é sua “missão” no mundo?

Oração Especial

• Professora: Tereza Cristina Loureiro Peluso

• Curso: Educação Física – 7º. Semestre (Manhã)

Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário