segunda-feira, 14 de junho de 2010

Luz para ser vista

(Leitura de Sala de Aula, 15 de junho)

“Ninguém acede uma lamparina para pôr debaixo de um cesto. Ao contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine os que estão na casa" Mt 5:15.

Deus quer fazer conosco o mesmo que as pessoas normalmente fazem com a luz. A lâmpada é coloca no teto para que ilumine e esta é sua função. Este é o tema do conhecido cântico evangélico infantil – “devemos que nossa pequenina luz brilhe por Jesus".

O cristianismo é algo para ser visto. Não existe discipulado secreto. O verdadeiro cristianismo é visível por todos. Não é visível apenas na igreja ou no culto. Um cristão, cuja influência termine na porta da igreja ou acaba na porta dos fundos, não é vida útil para a sociedade.

A visibilidade do cristianismo deve ser algo vivo e evidente em todas as atividades da vida cotidiana. É visível na maneira como peço meu cardápio no restaurante e no modo como trato aqueles com quem moro. É visível também na maneira como me relaciono com os colegas de trabalho ou estudo, na forma de meu linguajar diário, como participo de jogos, dirijo meu carro, enfim, em tudo que faço (ou deixo de fazer).

O cristianismo não tem dias de folga. Ser cristão é o modo visível de viver como se eu estivesse na vitrine todos os dias. Desta forma, você e eu poderemos estar expostos como um hipócrita (aquele que faz de conta que faz) ou como um genuíno cristão (aquele que faz do mesmo modo como Cristo fez).

Algumas pessoas ficam um tanto nervosas quando pensam na responsabilidade de ser luz do mundo. Preocupam-se em quando e como “serem luzes”, onde e quando testemunhar.

A resposta de Jesus é que não devemos nos preocupar a esse respeito. Simplesmente seja uma luz o tempo todo, onde quer que esteja. Tão-somente viva a vida descrita nas bem-aventuranças de Jesus. É desta forma que o povo verá a luz. Nossa tarefa é deixar que Cristo brilhe através de nós.
________________________________________________

Para Refletir

  • Qual a diferença entre o “hipócrita” e o “cristão genuíno”?
Oração Especial

  • Professor: Valter Roberto Oliveira
  • Curso: Educação Física – 7º. Semestre (Noite)
Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário