terça-feira, 1 de junho de 2010

A Natureza do Sal

(Leitura de Sala de Aula - 1 de junho)

“Não peço que os tires do mundo, e sim, que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou” Jo 17: 15 e 16

Uma das grandes tensões da vida diária é que os cristãos são cidadãos de dois reinos ao mesmo tempo. São cidadãos do reino do Céu, mas, a existência diária tem lugar no mundo factual. Neste caso, “mundo” significa o mundo onde se vive de forma objetiva. Na oração que Jesus fez, Ele observou que os cristãos vivem no mundo, mas, não são do mundo.

Quer dizer, eles não vivem isolados do mundo. Aos cristãos é dito que sua mente e perspectivas devem se concentrar em outro mundo, mas, nunca devem eles deixar de se importar com o mundo em que vivem. Esse foi o erro do monasticismo, conceito que defende o viver cristão supremo, através do afastamento da sociedade para desfrutar vida de contemplação.

A declaração de Jesus a respeito do sal contesta categoricamente essa suposição. Os cristãos devem ser o sal da Terra. Isso quer dizer, como Dietrich Bonhoeffer descreve, que eles “não devem somente pensar no Céu; eles têm uma tarefa a cumprir na Terra também.

O sal tem muitas funções. Nas sociedades que não possuem refrigeração, ele é usado para preservar alimentos. É friccionado na carne para evitar sua deterioração. Uma função positiva do sal é dar sabor. Muitos alimentos ficam mais saborosos quando se lhes acrescenta o sal. Para ter feito, porém, o sal precisa estar em contato com o alimento. Se deixarmos o sal a uns poucos centímetros de distância do alimento, ele não pode preservá-lo, nem lhe dar sabor.

Os cristãos funcionam como o sal ao misturar-se com a cultura ao redor. Desta forma, atos de bondade, cortesia, bom senso, postura equilibrada, atitudes de perdão “dão sabor” aos relacionamentos familiares, trabalho, estudo ou círculo de amizade.


Experimente ser sal. Não precisa muita coisa, apenas uma pitada é capaz de transformar em bênçãos relacionamentos rompidos. Até pessoas insensíveis reconhecem e respeitam aqueles que verdadeiramente aceitam o desafio de serem genuínos cristãos.
______________________________________________________________________

Para Refletir

• Prece: Senhor ajuda-me a “ser sal da Terra” em casa, no trabalho e no grupo social.

Oração Especial

• Professor: Riller Silva Riverditto

• Turma: Sistema de Informação. 7º. B

Texto: G. Knight e J. Eneas

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário