domingo, 6 de junho de 2010

O Sal Insípido

(Leitura de Sala de Aula - 7 de junho)

“O sal é excelente. Mas se for sem sabor, é inútil, não serve para nada. Vocês estão prestando atenção nisso? Vocês estão realmente ouvindo?” Lc 14: 34 e 35 [Message]

Começaremos a semana de aulas com um argumento: sal é sal. Sal é salgado. Se não for salgado, então, não é sal.

Mas, como pode o sal ser insípido? O fato é que não pode. Se ele não for salgado, realmente não é sal.

“E daí?” Você pode se perguntar a essa altura. “O que isto tem a ver com minha vida?”. Tem tudo a ver, porque Jesus não disse que Seus seguidores devem ser o sal, podem ser o sal ou possivelmente se tornarão o sal. Não! Ele diz categoricamente que os cristãos são o sal. E ponto final!

Os cristãos não têm outra escolha quanto a ser ou não o sal. Jesus declarou: “Vós sois o sal da terra”. A única escolha que temos como cristãos é rejeitar nossa função de sal dada por Deus. E como podemos fazer isso? Mão sendo como Jesus, que viveu e morreu pelo bem dos outros.

Recusamos a função de sal quando deixamos de nos misturar com o mundo, quando os cristãos se separam daqueles que necessitam de sua preservadora influência. Rejeitamos a função de sal quando não somos amáveis e bondosos. Contrariamos a função de sal quando colocamos nossos desejos e vontades acima das necessidades dos outros. Recusamos a função de sal quando deixamos de viver as bem-aventuranças.

Quando fazemos essas coisas, perdemos o sabor, pois não somos sal. Tornamo-nos parte do mundo e vivemos de acordo com os seus princípios. Já não somos mais o sal. Isso nos torna parte do problema e não a solução. Recusar a função de sal é negar os princípios do reino. Negar esses princípios é rejeitar o Senhor que os estabeleceu.

Assim, chega-se a um importante juízo de valor do Sermão da Montanha. Os princípios que aceitamos em nossa vida devem produzir resultados. Se forem puros, o impacto será uma influência para bem. Caso contrário, o resultado será desastroso. O sal deixará de ser sal, por conseguinte, será lançado fora e pisado pelos homens.
_______________________________________

Para Refletir

• Diante disto o que vale mais: ser sal ou ser desconsiderado pelo grupo social?

Oração Especial

• Professor: Roberto Carlos da Silva

• Curso: Educação Física – 1º. Semestre B

Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário