sexta-feira, 18 de junho de 2010

"Boas"e "Más" Obras


(Leitura de Sala de Aula)
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus” Mt 5:16

Essa é uma passagem bíblica interessante porque sugere que os cristãos devem praticar “boas obras”. Ouvimos algumas pessoas conversarem, como se as boas obras não tivessem lugar na experiência cristã.

Jesus não concordava com essa posição. Ele de forma clara disse que deveríamos praticar não apenas boas obras, mas também que essas obras deviam ser evidentes como luzes para a comunidade.

Por causa dessa declaração, é importante que gastemos alguns momentos estudando o conceito de obras no Novo Testamento. Essa parte da Bíblia se opõe diretamente a três tipos de obras: (1) obras da carne que são obras exteriores de natureza pecaminosa [Rm 8:3-10]; (2) obras da lei que são executadas na esperança de se obter salvação; e (3) “obras mortas” que são as atividades de pessoas que não têm comunhão com o Deus vivo e, portanto, estão destituídas da graças [Hb 6:1].

Em contraste com essas obras não santificadas, o Novo Testamento coloca as obras da fé. Paulo fala aprovativamente a respeito da “fé que atua pelo amor”. [Gl 5:6]. Ele elogia a “operosidade da...fé” e “abnegação do...amor” dos tessalonicenses. [1Ts 1:3]. E parte da tarefa dele era chamar os gentios à “obediência por fé”. [Rm 1:5 e 16: 26]. Paulo esclarece a distinção entre “boas” e “más” obras quando escreve que “tudo o que não provém da fé é pecado”. [Rm 14:23].

Obra da lei é aquela que é feita pelas nossas próprias forças, na tentativa de merecer de Deus algum favor ou a salvação. Por outro lado, as obras da fé fluem de um relacionamento salvífico com Jesus, recebem energia do Espírito Santo e são moldadas e suavizadas pelo amor do Pai.

O cristão não pratica obras para obter a salvação, assim como a árvore não produz frutos para provar que é uma árvore. A árvore produz frutos porque está viva. Assim ocorre com o cristão. As ações de uma pessoa salva são sua resposta ao amor de Deus.
____________________________________________

Para Refletir

• Prece: “Senhor, santifique minhas atitudes, por Tua graça. Em Cristo, Amém”.

Oração Especial

• Professor: Wagner Luiz Schmidt

• Curso: Pedagogia – 1º. Semestre B

Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário