quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cristão em Contradição


(Leitura de Sala de Aula, 17 de junho)

“Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” II Tim 3:5

Durante as últimas três semanas temos considerado a influência do cristão. De acordo com Jesus, cada um de nós é tanto sal como luz. Isso quer dizer que testemunhamos ao mundo, tanto pela qualidade inconsciente de nossa vida cotidiana, como pelo modo ciente de compartilharmos a verdade contida na Palavra de Deus.

Existe até mesmo algo digno de nota na ordem das metáforas do sal e da luz. Na ordem de Cristo, o sal vem antes da luz. Assim, Jesus enfatiza o que somos antes de sublinhar o que dizemos.

A testemunha que meramente fala, mas não pratica, não é uma testemunha de Cristo. Oferecer estudos bíblicos e pregar todos os sermões ao mundo terá pouco efeito positivo se a pessoa não vive as bem-aventuranças. O testemunho silencioso vem antes do testemunho público. O cristão é tanto sal como luz.

Mas, o que dizer do “cristão” meramente formal, a pessoa que tem o nome de cristão, mas que não tem as qualidades do cristão? Essas pessoas querem parecer cristãs, sem atuar como tais. Resumindo, elas são sal sem sabor e luz sem brilho.

Martin Lloyd-Jones salientou que “nada há no Universo de Deus tão absolutamente inútil como um cristão meramente formal”. O cristão formal é a pessoa que compreende o suficiente acerca do cristianismo para abrir mão do mundo, mas não o suficiente para produzir real felicidade, paz e alegria.

Tais pessoas são dignas de dó. De acordo com Lloyd-Jones, “elas são as pessoas mais tolas do mundo”. Deus quer que sejamos genuínos e autênticos. Ele deseja que cada um de nós seja um “verdadeiro cristão”. Além disso, Ele nos dá o poder necessário para sermos assim em nossa vida diária.

Hoje Ele quer fazer parte de sua vida e lhe dar todas as bênçãos para você ser feliz, pleno e completo. Hoje Cristo lhe deseja oferecer Seu amor, alegria e paz.
________________________________________________

Para Refletir

  • Prece: “Senhor, ajuda-me hoje a me entregar totalmente a Ti, para que eu possa ser plenamente abençoado”.
Oração Especial

  • Professor: Wellington Oliveira Romangnoli
  • Curso: Pedagogia – 3º. Semestre A
Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário