quinta-feira, 17 de junho de 2010

Nem todos gostam da luz


(Leitura de Sala de Aula, 16 de junho)

“...A luz veio ao mundo e os homens amaram mais a trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz...e, quem pratica a verdade aproxima-se da luz...”Jo 3:19-21

Engraçado. Existem pessoas que têm medo do escuro, mas, mesmo assim, rejeitam a luz. Porque na luz você demostra aquilo que é verdadeiramente. Isto significa que expostos à luz, temos duas opções: dar boas-vindas e aceitá-la ou fechar os olhos e virar-se em direção oposta. Diante da luz, não há meio-termo.

O mesmo acontece com o cristianismo. O verso de hoje diz que algumas pessoas buscam a luz de Jesus, enquanto outras fazem tudo que podem para evitá-la. A diferença entre as duas reações reside na natureza humana.

A natureza humana caída ama as trevas ao invés da luz. Ela não gosta de ter seus atos e motivos expostos. Eis uma triste constatação: muitos dos que pertencem à comunidade cristã e frequentam a igreja não gostam da luz.

Surge, então, uma pergunta: por que razão alguém preferiria trevas à luz? A Bíblia nos dá a resposta dizendo que as obras dessas pessoas são más. Mas, como sabem elas que suas obras são más? É a consciência movida pelo Espírito Santo que nos diz o que é certo e o que é errado.

O problema da natureza humana é que fazemos coisas que sabemos serem erradas. É por isso que a Bíblia nos recomenda vez após outra que precisamos de uma nova natureza, que precisamos ser convertidos e precisamos colocar Deus no centro de nossa vida e não nos prazeres próprios.

Resumindo, precisamos vir para a luz e ser transformados por ela. É isso que quer dizer cristianismo. Aqueles que não nasceram de novo odeiam a luz, mas os que são verdadeiramente retos para com Deus, não só amam a luz, como querem compartilhar a alegria da luz com outros.

Se você quer compreender melhor a vontade de Deus, (1) conecte-se a Cristo pela comunhão diária; (2) estude a Bíblia todos os dias; e (3) esteja aberto para ação do Espírito Santo em sua vida.
___________________________________________________

Para Refletir

  • Por que o que não é moral diante de Deus é feito no “escuro da existência”?
Oração Especial

  • Professor: Wagner Luiz Schmidt
  • Curso: Pedagogia – 1º. Semestre A
Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário