quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vida de Sal


(Leitura de Sala de Aula - 2 de junho)

“Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?” 1Co 5:6

O sal é como o fermento no que se refere à sua capacidade de permear o alimento com o qual entra em contrato. Assim como o fermento que transforma toda a massa feita de farinha e água, também o sal dá sabor a uma grande panela cheia de feijão. O sal muda as coisas. Fantástico.

A influência, logicamente, pode ser boa ou má. Diz-se que Oliver Wendell Holmes afirmou: “Eu poderia ter ingressado no ministério se certos clérigos que conheço não tivessem a aparência e nem agissem como empresários”. Veja como a má influência de líderes religiosos mudou a percepção do famoso médico americano.

Por outro lado, a experiência do escritor Robert Louis Stevenson demonstrou ter sido diferente. Ouça o que ele anotou em seu diário: “Estive na igreja hoje; e voltei outra pessoa”. Quem se dispuser ser “sal da Terra”, sem dúvida será uma pessoa de influência marcante. Por onde passar, ela deixará vestígio de sua presença, dará sabor a tudo que tocar, porque pela fé sua vida é fruto do contato permanente com Deus, o Criador do Universo.

Assim, o cristão demonstra as características divinas porque “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” [Gl 5: 22 e 23]. Qualquer sopa com estes ingredientes terá sabor de vida para vida!

A esta altura é possível afirmar que o principal ingrediente de uma influência cristã é o amor. “Quando o amor enche o coração”, lemos em O Maior Discurso de Cristo, “fluirá para os outros, não por causa de favores recebidos deles, mas porque é o amor o princípio da ação. O amor modifica o caráter, rege os impulsos, subjuga a inimizade e enobrece as afeições.

“Este amor é vasto como o Universo, e está em harmonia com o dos anjos ministradores. Nutrido no coração, adoça a vida inteira e derrama seus benefícios sobre todos ao redor. É isto, e isto unicamente, que nos pode tornar o sal da Terra” [pág 38, itálico acrescentado].
___________________________________________

Para Refletir

• Que atitudes poderiam ser consideradas “sal da Terra”, no ambiente da sala de aula?

• Demonstrar tolerância diante da diversidade é ser “sal da Terra”?

Oração Especial

• Professora: Rita de Fátima da Silva

• Turma: Educação Física. 1º. Semestre A

Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário