domingo, 13 de junho de 2010

A Outra Função da Luz

(Leitura de Sala de Aula, 14 de junho)

“Lâmpadas para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos". Sl 119: 105

A semana terminou destacando como a vida do cristão expõe as trevas pelos princípios, postura e pela maneira de viver. Mas expor a escuridão não é a única função da luz. Em certo sentido muito real, a luz serve para guiar.

Quando penso na função da luz como guia, me lembro das fileiras de luzes dos dois lados das pistas de um aeroporto. As luzes mostram aos pilotos onde exatamente é a pista, onde se deve aterrissar.

A luz é um guia que indica a direção em que devemos seguir. Quando seguimos a orientação da luz, estamos seguros. Quando, porém, tentamos aterrissar nas trevas, dirigir na escuridão, ou mesmo caminhar através de uma floresta desconhecida na escuridão, logo nos achamos em dificuldade. Descobrimos imediatamente que precisamos da luz para nos guiar.

Jesus veio a este mundo para ser esse guia. E embora Ele tenha voltado para os Céus, Ele não nos deixou em trevas. Cristo nos deu a Sua Palavra como uma lâmpada para guiar nossos pés através das complexidades da vida.

Os cristãos se tornam luzes àqueles que os rodeiam quando compartilham a Palavra de Deus com outros, mas, também quando dão testemunho das experiências vividas pelo poder do Espírito Santo.

A luz não tem apenas a função de guiar; tem também a função de advertir. Ainda me lembro de quando surgiram os semáforos na comunidade em que morei quando criança relembra o doutor George Knight. Minha mãe ainda não habilitada se confundia entre a luz vermelha “pare” e a verde “siga”. Que perigo!

É muito importante que, como cristãos, não só reconheçamos as advertências e orientações da Palavra de Deus, mas que as coloquemos em prática em nossa caminhada com Jesus.

E ao prestarmos atenção à luz por nós mesmos, uma coisa maravilhosa ocorre - nos tornamos luzes de Deus para um mundo em trevas.
_______________________________________

Para Refletir

• A Bíblia tem sido “lâmpada” a iluminar meus passos? Leio-a diariamente?

Oração Especial

• Professor: Valdemir Aparecido de Abreu

• Curso: Educação Física – 5º. Semestre (Noite)

Texto: G. Knight e J. Eneas.

Adaptação: Pastoral Universitária Adventista.

Instituição: UNASP, Campus Hortolândia, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário